Notícias

CAPACITAÇÃO SOBRE COMUNICAÇÃO, ÉTICA E CUIDADOS COM DISPOSITIVOS INVASIVOS.

Data de Publicação: 25/05/2023

O evento ocorreu no dia 23 de maio de 2023, na Câmara Municipal de Vereadores Edifício Prefeito Almir Pereira Feitosa, Plenário Vereador Pedro Raimundo Félix Filho.

O mesmo foi em comemoração a semana da enfermagem, momento em que houve uma capacitação ministrada por membros do COREN-PI, sobre comunicação e ética e cuidados com dispositivos invasivos.

A capacitação foi dirigida para enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem.

ISAMÁRIA DANTAS – SECRETÁRIA DE SAÚDE.

Parabenizo a todos pela semana do enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar em enfermagem.

No período de 12 a 20 de maio, celebramos a semana da enfermagem. 12 de maio dia do enfermeiro em homenagem de  Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna. 20 de maio é o dia dos técnicos e auxiliares de enfermagem em homenagem a  Ana Néri, pioneira da enfermagem no Brasil.

Homenagear a enfermagem é homenagear profissionais que estão presentes em todo processo de cuidar, seja no estabelecimento da saúde durante a enfermidade, seja na educação em saúde ou na prevenção de doenças.

O trabalho desses profissionais sempre foi muito importante, mas diante do cenário pandêmico que o mundo vivenciou, eles se tornaram imprescindível gerenciando as unidades de saúde, realizando planos terapêuticos interdisciplinares ou integrando equipes multiprofissionais de saúde coletiva e individual.

O enfermeiro, o técnico e auxiliar em enfermagem realizam um trabalho brilhante que deve ser reverenciado todos os dias.

A enfermagem é uma ciência, é  técnica  e deve ser desempenhada com ética, sendo que estudiosos entendem a enfermagem como arte, porque com a sensibilidade da arte é possível perceber o outro, cuidar do outro, ouvir o outro, acalentar e acompanhar.

É um compromisso da gestão do Prefeito Zé Wlisses, ampliar e qualificar a assistência à saúde, ampliando também o cuidado, sem deixar de lado a valorização dos profissionais que fazem tudo acontecer.

Agradeço a disponibilidade do COREN, e desejo que todos vocês tenham um bom aproveitamento, que seja um momento de muito êxito. Obrigada.



PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES

CNPJ: 06.553.853/0001-37

  • RUA JOÃO RAIMUNDO DE OLIVEIRA, S/N - Bairro: CENTRO - CEP: 64585-000 - SIMÕES/PI
  • Telefone: (89) 3456-1434
  • E-mail: prefeito@simoes.pi.gov.br