Notícias

REUNIÃO COM A TRATATIVA E DISCUSSÃO SOBRE SURTO DE CINOMOSE EM CÃES E REALIZAÇÃO DE CAMPANHA.

Data de Publicação: 26/05/2023

A reunião aconteceu na secretaria de saúde, onde esteve presente Imária Dantas – Secretária de saúde, Sr. Raimundo Leite – Secretário de meio ambiente, apoio técnico da saúde, Dr. Dorneles - Médico veterinário, membros da vigilância sanitária e setor de epidemiologia.

A citada reunião aconteceu para discussão sobre surto de cinomose canina e providências a serem tomadas para conter a circulação do vírus, principalmente em cães expostos diariamente nas vias públicas.

A secretaria de saúde vai promover uma campanha com divulgação nas redes sociais, WhatsApp, Instagram, sites, panfletagem e carro de som.

Vai haver também sanitização com hipoclorito de sódio (água sanitária) nos locais mais frequentado pelos Cães.

 CINOMOSE.

A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa que afeta cães causada por um vírus.

Ela é altamente contagiosa e costuma acometer em filhotes e cães que possuem o sistema imunológico debilitado e que ainda NÃO terminaram o esquema vacinal ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10, V11 ou V12).

A cinomose NÃO afeta os gatos.

O vírus da cinomose dos cães, apesar de causar diversos sintomas, a doença NÃO É TRANSMITIDA PARA SERES HUMANOS

Transmissão da doença:

A transmissão pode acontecer de diferentes formas, principalmente pelo ar, contato direto com o cão infectado, secreções nasais desses animais, superfícies ou objetos, como brinquedos, acessórios, bebedouros e comedouros compartilhados, urina e fezes.

Um cão infectado elimina o vírus pela urina, fezes, secreções (oculares e nasal) até 90 dias após a exposição ao micro-organismo. Isso significa que, nesse período, deve-se evitar seu contato com outros animais

Os sintomas da cinomose:

Perda de apetite, diarreia, vômito, febre, secreções oculares (remela em grande quantidade), tosse seca ou com Secreções nasais (pus), convulsões, paralisia, tiques nervosos, andar em círculos, falta de coordenação.

A cinomose tem cura?

A cinomose pode ser curada, porém, não há medicamentos antivirais eficazes para combater a doença.

O tratamento consiste em tratar os SINTOMAS, podendo ser realizado com fluidoterapia e com a administração de antibióticos, antieméticos, anticonvulsivantes e pomadas ou cremes (quando surgem sintomas na pele).

Quando NÃO tratada adequadamente, pode deixar sequelas graves ou mesmo levar à MORTE do animal

Como proteger o cachorro contra a cinomose?

A melhor maneira de evitar que seu cão seja infectado é protegendo-o por meio da VACINAÇÃO.

A vacina para cinomose está dentro do pacote oferecido pelas vacinas V8, V10, V11 ou V12.  Apenas depois da última dose seu sistema imunológico estará apto a combater o vírus caso haja contato com ele.

No caso de filhotes, devem receber 3 doses da vacina, a primeira dose pode ser administrada a partir de 45 dias de vida, com intervalo de 21 a 30 dias entre as aplicações, antes disso, não deixe que o pet tenha contato com outros animais.

Após a última aplicação basta realizar a vacinação anual do seu cachorro para reforçar o sistema imunológico.

Uma vez completado o calendário vacinal, está liberado realizar os passeios.

É importante lembrar que os cuidados devem ser redobrados com cachorros que frequentam lugares onde há presença de outros pets, como parques e outros estabelecimentos de aglomeração de cachorros

É importante realizar a consulta com um veterinário para saber em detalhes o que é cinomose e qual é o melhor esquema vacinal para o cãozinho, seja adulto ou filhote.

Ações a serem tomadas.

Divulgação nas redes sociais (WhatsApp, Instagram e site)

Vinheta (carro de som), panfletagem, sanitização com hipoclorito de sódio (água sanitária) nos locais mais frequentado pelos Cães.



PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES

CNPJ: 06.553.853/0001-37

  • RUA JOÃO RAIMUNDO DE OLIVEIRA, S/N - Bairro: CENTRO - CEP: 64585-000 - SIMÕES/PI
  • Telefone: (89) 3456-1434
  • E-mail: prefeito@simoes.pi.gov.br