Notícias

SEMED DIVULGA IDEB 2021 E SIMÕES ESTÁ ENTRE OS 10 PRIMEIROS MUNICÍPIOS DO PIAUÍ NOS ANOS INICIAIS; EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO ESTÁ ENTRE AS MELHORES DO ESTADO.

Data de Publicação: 18/09/2022

Com esse resultado, tomando como base o IDEB de 2019 para 2021, em que no Ensino Fundamental nos anos iniciais (1º ao 5º ano) os números indicam suave diferença para menos de 0,5 décimos e os anos finais (6º ao 9º ano) avançam apenas 0,1 décimo, eu enquanto Secretária Municipal de Educação me sinto grata e feliz por encontrarmos  o caminho de um desafio histórico não previsto para o qual não nos preparamos.

 Feliz por saber que mesmo diante de quase dois anos de pandemia da COVID-19 onde fomos obrigados a suspender as aulas presenciais, ficando os alunos  afastados do chão da Escola, contando ainda com as dificuldades de acesso as tecnologias ( devido as mais diversas localizações geográficas das famílias)  e o distanciamento físico e social onde não poderia haver qualquer tipo de interação com o professor ou com os colegas. Foi organizado o Comitê de Crise da SEMED abrangendo todas as escolas e com todas as orientações (documentos, Wenares, reuniões online, formações, entre outros meios) possíveis dos órgãos sanitários e reguladores da Educação brasileira bem como MEC-CNE-CEE-MPPI-TCE e CME, a rede traço metas e estratégias pedagógicas e logística  dá continuidade as aulas de forma diferente e nunca pensada no mundo educacional – ENSINO REMOTO – e o grande desafia foi “não deixar nenhum aluno para trás”. Os mais de três mil alunos da rede municipal – zona urbana e zona rural foram atendidos conforme as possibilidades de acesso – online com o apoio de plataforma especifica e outros meio de comunicação pela internet onde aulas e atividades puderam acontecer em tempo real (entre alunos e seus professores) nas suas residências e também off-line com conteúdos e atividades entregues por motoboys  diretamente aos alunos que não podiam ter acesso online ou vir ao escola retirar o material.

 Sabemos que as aulas remotas não são como aulas presenciais, e nem todos alunos também tinham acompanhamento em casa como deveria ser (por diversos motivos) para melhorar o rendimento na aprendizagem, pois o papel do professor no acompanhamento do estudo estava com as famílias.  Foi um período difícil com momentos de preocupação, incerteza e emoções - quando sabíamos de crianças passando por fora da escola, parando no portão para olhar e acenar para equipe gestora que fazia plantão – é por isso e tantos outros motivos que quando vejo a evolução dos anos finais (2019 →5,1 para 2021 →5,2) e a leve diferença nos anos iniciais (2019 →6,7 para 2021→ 6,2) entendo a importância do SAEB 2021, é a partir dele que podemos perceber visivelmente e sentir na pele os danos causados pela Pandemia e cuidar mais ainda com força, foco e amor pela recomposição das aprendizagens ofertando tudo que for necessário para que o próximo IDEB nos mostre outro cenário.

 Minha gratidão a DEUS por tudo, pois foi pelo seu poder que chegamos com vida e com esse resultado; aos professores; as gestões escolares; aos monitores do Programa Saber Mais; a Equipe SEMED por não desistirem, por tentar de todas as formas levar educação com aprendizagem a todos os alunos (crianças e adolescentes, jovens e adultos) sem medo e sem deixar “nenhum para trás”. Gratidão também ao nosso Gestor Zé Wlisses, que não mediu esforços para que a educação não “parasse” diante dessa pandemia e que nos deu todo apoio no que tange os recursos para realizarmos nossas ações e aulas remotas/híbridas. Sempre pensando nas nossas crianças e adolescentes, público esse, composto pelas famílias carentes da nossa comunidade.

Parabéns em especial as Escolas Complexo Escolar Modelo e Centro De Educação Municipal-CEM,  por terem obtido as maiores notas do IDEB nos anos iniciais e finais da nossa rede municipal de educação. Parabéns a todos que fazem parte dessas escolas.

 Ficamos nos anos iniciais entre os 10 (dez) primeiros do Piauí e nos anos finais no 23º lugar. Parabéns a todos os alunos e suas famílias pelo tamanho esforço que fizeram para não abandonar as aulas remotas e suas diversas atividades, ao tempo em que convido para a nova batalha da educação “Recomposição das aprendizagens”, é chegado o novo tempo para novas aprendizagens e novos e melhores resultados.

 Muito obrigada a todos que contribuíram direto ou indiretamente durante esse período que demandou tanto esforço e parceria.  Vamos juntos,  gratidão e que Deus nos abençoe.

VEJA DESEMPENHO DAS ESCOLAS NO LINK ABAIXO.

CLIQUE AQUI - IDEB 2021



PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES

CNPJ: 06.553.853/0001-37

  • RUA JOÃO RAIMUNDO DE OLIVEIRA, S/N - Bairro: CENTRO - CEP: 64585-000 - SIMÕES/PI
  • Telefone: (89) 3456-1434
  • E-mail: prefeito@simoes.pi.gov.br