Notícias

SEMINÁRIO MUNICIPAL DE PECUÁRIA SUSTENTÁVEL E GERAÇÃO DE RENDA NO POVOADO MARIA PRETA.

Data de Publicação: 23/01/2023

No dia 21 de janeiro de 2023, foi realizado o seminário municipal do Projeto Pecuária Sustentável e Geração de Renda na comunidade Maria Preta, município de Simões (PI). Na oportunidade, estiveram presentes as famílias atendidas pelo projeto, representantes das associações comunitárias Belmonte e Veredão; o secretário municipal de meio ambiente, Raimundo leite e sua equipe; além de membros da @ongchapada.org.br, os técnicos de campo Luan Nunes e Amanda Modesto, e também o coordenador geral da instituição, Tales Matos. 

O encontro teve o objetivo de celebrar o encerramento das atividades do projeto e avaliar as ações e os resultados já alcançados junto às famílias do município. Dentre elas, podemos destacar as instalações dos bancos de proteína, os plantios de palma forrageira, as capacitações em agroecologia, produção de mudas e manejo sanitário e alimentação, dia de campo sobre e manejo sanitário e alimentação animal, além das visitas de assessoria técnica e extensão rural (ATER).

Durante o trabalho de ATER, as famílias envolvidas puderam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre sanidade animal, controle de anemia, manejo reprodutivo, manejo alimentar, produção de alimentação com plantas da caatinga na produção de feno de favela, mata pasto, flor de seda, utilização do cartão famacha, entre outras temáticas e atividades relacionadas ao universo da criação animal sustentável. Avaliamos também os resultados da feira da agricultura familiar, que apesar de não ser uma atividade prevista do projeto, mas que foi possível realizar, a partir do olhar sensível da equipe técnica, que identificou e discutiu o potencial da região e das famílias. A Feira da Agricultura Familiar na comunidade Maria Preta foi inaugurada com o intuito de fomentar a economia local e escoar a produção das famílias. Ainda pudemos avaliar os resultados alcançados e propomos melhorias, no sentido de avançar  na parceria com a gestão municipal.

Após a explanação sobre as atividades realizadas, as famílias avaliaram de maneira satisfatória as atividades e os resultados alcançados, uma vez que os participantes tiveram a oportunidade de expressar a importância de adquirir os conhecimentos possibilitados pelo Projeto Pecuária Sustentável, considerando as mudanças já implementadas nas propriedades e àquelas que ainda podem ser feitas.

Finalizamos o seminário municipal com a entrega de uma forrageira equipada com um reboque e um motor a gasolina. Na ocasião, foram discutidos os direitos e deveres de cada um e a gestão desses equipamentos. A ideia é garantir que os equipamentos cumprirão com o seu papel de fortalecer o trabalho na agricultura familiar, assim como os outros insumos doados, as sementes de leucena, moringa, gliricídia, sacos de mudas, sacos de silagem, raquetes de palma forrageira e um rolo de tela para dar suporte na implantação dos bancos de proteína. Além disso, também teve a entrega de cinco mudas frutíferas para enriquecer o quintal produtivo das famílias rurais.

O Projeto Pecuária Sustentável e Geração de Renda é desenvolvido pela @ongchapada.org.br em parceria com o @bancodonordeste, @ematerpiaui e @caatingaong

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES

CNPJ: 06.553.853/0001-37

  • RUA JOÃO RAIMUNDO DE OLIVEIRA, S/N - Bairro: CENTRO - CEP: 64585-000 - SIMÕES/PI
  • Telefone: (89) 3456-1434
  • E-mail: prefeito@simoes.pi.gov.br